segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia 1

Como prometido cá estou de volta para relatar o meu primeiro dia sem tabaco.
Por acaso houve uma falha no planeamento do dia para deixar de fumar pois encontro-me esta semana a trabalhar no turno da noite das 20 as 08 e uma pessoa aqui sozinha tem muito o habito de puxar pelo velho companheiro cigarro.
Confesso que foi uma noite bem sofrida das piores que por aqui passei, acabei por fazer mais rondas que o habitual pois nesse local das rondas não é permitido fumar e era para la que ia quando a vontade apertava.
A pior altura foi as 06:30 quando procurava concentração para começar a receber os trabalhadores que vinham entrar ao serviço, lá tive de enganar a vontade de fumar e bebi um café bem forte que me ajudou bastante.
Posto isto até as 8 foi um tirinho e lá peguei na minha viatura e rumei até casa.
Quando estou neste horário normalmente só durmo depois de almoço, então havia necessidade de matar estas horas da manhã. Há dias um vizinho meu deu-me 2 parcelas de terra para eu fazer uma horta, por lá há sempre muito que fazer e nada melhor que ir para lá matar o tempo.
Antes de sair de casa fiz uma coisa que há muito não fazia tomei o pequeno almoço e lá consegui eliminar a vontade de fumar.
Chegando a horta la comecei os trabalhos que por sinal são um bom exercício físico e ajuda-me a ocupar toda a manhã nem do tabaco me lembrei nem tive necessidade de fumar como tive durante a noite.
12:00 - Terminados os trabalhos na horta la fui até casa ligo o portátil e lá vem a maldita vontade de fumar, desta vez foi enganada com um belo copo de agua, acabo por aceder a página do meu blog e deparo-me com todos os vossos comentários de força e lá ganho mais uma dose de confiança para esta batalha.
Depois de almoço novamente a vontade de dar umas passas no cigarro mas desta vez nem foi preciso truques com o cansaço que tinha foi cair na cama e dormir.
Levantei-me as 18:30 e ate agora não senti vontade de fumar.
Foi assim o meu primeiro dia sem tabaco, confesso que ando um pouco mal humorado, ninguém me pode contrariar, e isto da para perceber nas viagens de casa para o trabalho, cerca de 50km desconfio que já buzinei mais vezes hoje de que quando o Benfica foi campeão.
O que já ganhei por ter estado 24 horas sem fumar:
- a pressão sanguínea diminui
- a pulsação cai
- a temperatura das mãos e pés aumentam
- o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal
- o nível de oxigénio no sangue aumenta e pode chegar ao normal
- a chance de um ataque cardíaco ou enfarte diminui.
E já me esquecia ganhei 3,10€ pois não precisei comprar tabaco.
Bem foi assim o meu dia amanhã terão mais novidades minhas.

10 comentários:

  1. Pedro esqueceste-te de pôr o zero na votação que elaboraste sobre as vezes que tentamos deixar de fumar. Fumo e nunca tentei deixar de fumar. Porquê? Odeio o cigarro pelo cheiro e porque me torna dependente de algo. Sou contra a dependência, totalmente, fumo e nunca tentei deixar de fumar. São as tais contradições que nos acompanham e para as quais não há explicação, ou melhor, há, falta de vontade.
    Apoio-te completamente e já que conseguiste a proeza de estares tantas horas sem fumar não voltes a pegar nessa porcaria. Vá lá, tens aqui mais uma apoiante, alguém que percebe bem a dificuldade que estás a passar.
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Obrigada pelo teu cometário.
    Aceitei o teu convite e aqui estou. Parece-me que vou seguir os teus esforços para deixar de fumar.
    Eu consegui!

    ResponderEliminar
  3. Eu nunca fumei e talvez não consiga entender muito bem esse mundo do vício mas admiro te pelo simples facto de teres conseguido resistir tantas vezes a essa maldita tentação ! Acho que o resumo de tudo o que ganhaste num só dia [ muito para além da má disposição ou das buzinadelas xD ] foi SAÚDE ! Essa não se compra, nem com os 3.10€ que poupas :)

    Continua assim !! E já agora, Parabéns :p

    **

    ResponderEliminar
  4. Fumei oito anos da minha vida.

    Já deixei há outros tantos mas ainda hoje é uma coisa que mexe muito comigo.

    Há quem compare a dependência do tabaco com a da heroína.

    Se conseguires, e oxalá consigas, superar o vício estás preparado para tudo.

    Coragem!!!

    ResponderEliminar
  5. Boa
    sempre ouvi dizer que as primeiras 24horas sao as mais criticas...
    dá um passeio no meu blog :p

    ResponderEliminar
  6. :D Força!!! Olha sabes o que é que era giro? era ires fazendo as contas de quanto dinheiro é que vais poupando!!! :D :D

    Boa Sorte!

    ResponderEliminar
  7. Ola Pedro os meus parabens pela tua atitude,eu fiz o mesmo e ainda so passaram tres anos e meio,e dificil mas compensa e muito!!!Forca e bebe muita agua!!!

    ResponderEliminar
  8. Fui uma das pouquissimas pessoas que votou "uma vez" na sondagem ali ao lado (se é que te referes a tentativas A SÉRIO!) :)

    Boa sorte, muita força :)

    PS: arranja chupa-chups :)

    ResponderEliminar
  9. É um acto de muita coragem e é preciso persistência para conseguir.
    Boa sorte.
    Muito Obrigada pelo comentário no nosso blog.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar